segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Aulão motivacional com professor Dyego Feitosa

Na reta final do SPAECE 2017, o município de Brejo Santo ofereceu uma grande oportunidade de interação e consolidação de todas as atividades para o sucesso do SPAECE2017. O momento foi proferido pelo palestrante, coordenador pedagógico e professor de História e Matemática no ensino médio e em Pré-vestibulares, onde tem experiência na gestão escolar bem como na gerência de projetos e de pessoas, Professor Dyego Feitosa (Fortaleza-Ce).
O evento aconteceu na tarde do dia 16 de novembro, do corrente ano, no Cineteatro Professor Júlio Macedo Costa, em Brejo Santo e contou com um público aproximadamente de 550 alunos da rede municipal de ensino. Professores, gestores e técnicos da Secretaria de Educação do município acompanharam o momento. 
A Prefeita Teresa Landim agradeceu a presença de todos e reafirmou seu compromisso com a educação de Brejo Santo. O coordenador pedagógico da SME, Jucélio Santos, ressalta que esse momento de culminância de todas as atividades pedagógicas realizadas durante o ano letivo de 2017 é pioneiro no apoio didático, através de criação de subsídios teóricos e práticos que elevam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos deste município. A secretária de educação, Jacqueline Braga, é incentivadora destas ações, pois acredita que educar é humanizar.  
A palestra foi uma ação de motivação para a avaliação do SPAECE 2017, que será realizada próximo dia 28 de novembro, nas turmas do 9º ano.
Crédito das fotos: Licaon Rocha










quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Professores são homenageados em Brejo Santo

A formação de professores da disciplina de Português aconteceu no dia 17 de outubro de 2017, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A acolhida foi realizada com a música: “Telegrama” Zeca Baleiro e dando início ao encontro apresentamos a dinâmica (“O corpo da educação”). Nesta atividade os professores receberam uma parte do corpo humano para explanarem suas impressões sobre o cotidiano escolar, relacionando com suas experiências de vida.

Realizamos uma análise do trailer do filme: “O melhor professor da minha vida”, tendo como SINOPSE:

Aos 40 anos, o professor François Foucault (Denis Podalydès) leciona no renomado Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris. Devido a uma série de eventos, ele é obrigado a aceitar a transferência de um ano para uma escola no subúrbio da cidade e teme que o pior possa acontecer.
Após a reflexão do filme exibimos o vídeo: Te ofereço paz, e depois a  música A paz (Roupa Nova), momento de muita harmonia e fraternidade com os professores presentes.
O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Brejo Santo, Jucélio Santos, parabenizou todos os professores, desejando-lhes bom empenho nas atividades relacionadas à Prova Brasil e SPAECE.
Convidamos a professora Jucy Sá para apresentar seu percurso de vida profissional na Roda de conversa com o tema: Professor de Língua Portuguesa no século XXI: desafios e possibilidades.
A pós a apresentação da professora, comemoramos o dia do professor com muita alegria e festividades.
O professor Adriano Evangelista parabenizou e agradeceu a todos os presentes, repassando alguns avisos sobre próximas formações e orientações pedagógicas.

____________________________________
Francisco Adriano Evangelista Ferreira

Professor formador   









quarta-feira, 13 de setembro de 2017

III FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MAIS PAIC)

A formação de professores da disciplina de Português aconteceu no dia 12 de setembro de 2017, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O professor Adriano Evangelista recebeu todos os professores presentes e, como acolhida foi lida o texto: A profissão do cotidiano, de José F. de Oliveira, como construção da caminhada coletiva. Os professores leram versos de vários poemas, dinamizando o trabalho da leitura com o Babel de poemas.
Realizamos leitura compartilhada do texto sobre produção textual, de Antônio Oziêlton de Brito Sousa, interagindo com a prática docente vivenciada pelos docentes.  
Apresentamos slides resumindo o texto 6 - A escrita como um processo – etapas da produção textual– GSA: Sala de aula invertida (Quais as etapas do processo de produção escrita?).
Fizemos a retomada do Plano Estruturante – GSA: Brainstorn (tempestade de ideias), através da formação de equipes, com trabalho em grupos – papeis: facilitador, monitor de recursos, redator, harmonizador, e controlador do tempo. Cada equipe explanou os eixos do Plano Estruturante de Língua Portuguesa: Leitura e oralidade, produção textual e análise linguística. Depois os professores apresentaram suas experiências na elaboração do plano estruturante, conforme as orientações trabalhadas nas formações anteriores.
 No período da tarde aconteceram estudo e prática da produção textual com o livro didático, assim dividido: 6º ano (artigo de opinião), 7º ano (notícia), 8º ano (texto de divulgação científica) e 9º ano (texto dissertativo-argumentativo).  
Ao final do dia, os professores apresentaram suas produções de textos elaborados durante a formação, socializando os trabalhos individuais.
O professor Adriano Evangelista agradeceu a todos os presentes, repassando alguns avisos sobre visitas, material didático e organização do trabalho docente.

Após o encerramento da formação, o coordenador pedagógico Jucélio reuniu-se com os professores lotados dos 9º anos, para acompanhamento e encaminhamentos das atividades relacionadas ao SPAECE e Prova Brasil, intensificando as ações motivadoras para as avaliações externas.    








segunda-feira, 4 de setembro de 2017

III FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MAIS PAIC)


O formador de Língua Portuguesa, professor Adriano Evangelista, juntamente com a professora Fátima Teles, participaram do III Encontro de professores formadores, na cidade do Crato, nos dias 30 e 31 de agosto.

Nesta formação foram trabalhadas oficinas de produção textual, dinâmicas e retomada do Plano Estruturante. No segundo dia foi intensificado a oficina de elaboração de itens.








quinta-feira, 17 de agosto de 2017

II FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MAIS PAIC) EM BREJO SANTO

Aos quinze dias do mês de agosto de 2017, das 07h 30min às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação Básica, aconteceu a formação com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da rede municipal de Brejo Santo.
Iniciamos com a acolhida: Texto “Dedinho de amor” (Elisa Lucinda) e logo após apresentamos a dinâmica a dúvida do outro também é minha com o objetivo: Discutir sobre as principais dúvidas e dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados na primeira e na segunda formação (módulo 1). Depois trabalhamos o slide – Ciclo de leitura (Explicação da metodologia com as intenções narrativas e apresentação do conto com a Professora Jucieuda Santos).
Apresentamos o Vídeo e jogo rápido – A importância da leitura e refletimos sobre essas perguntas: (Por que a leitura é importante? Como a leitura vem sendo trabalhada na escola?), com o objetivo: Refletir sobre a importância do ato de ler na sociedade contemporânea, com a participação de todos os professores presentes.

Trabalhamos com o texto “O perfil do bom leitor”, com a finalidade de perceber a leitura como um processo de construção de sentidos, e após a leitura compartilhada, os professores realizaram uma autoavaliação com um questionário com base no roteiro anterior: (bom ou mau leitor). Realizamos a leitura do texto: “Fosses protestam porque só moça entra de lana” e após a explanação textual realizamos a leitura de algumas pseudopalavras em destaques.

Foi bastante intenso o estudo dirigido do texto: Perspectivas no estudo da leitura - texto, leitor e interação social, percebendo a leitura como um processo de construção de sentidos, utilizando a dinâmica do aquário para discutir sobre as três abordagens: 1. A perspectiva do texto; 2. A perspectiva do leitor; 3. A perspectiva interacional.

No período da tarde explanamos através do slide: Estratégias de Leitura (Isabel Solé) para exemplificar as dicas presentes no livro da referida autora. Realizamos vivências com gêneros textuais – aplicando estratégias antes, durante e depois da leitura (Leitura do texto “O Buffet”  de Luís Fernando Veríssimo). A leitura foi feita pela professora Cláudia Oliveira. O objetivo dessa atividade foi desenvolver estratégias de leitura e compreensão de textos para gêneros textuais específicos; Desenvolver práticas de leitura a partir de textos situados em contextos reais de produção.
Estudamos o Texto: “O assalto” (Carlos Drummond de Andrade), planejando sequências de aulas para serem desenvolvidas a partir de textos. Finalizamos a atividade com a socialização das atividades produzida pelos professores presentes.

O professor Adriano Evangelista informou sobre a 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil – 2017, encerrando a formação  e agradecendo a todos os professores.















sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brejo Santo lança Projeto Esquenta SPAECE 2017

Aconteceu nos dias 03 e 04 de agosto de 2017, aulões motivacionais no cineteatro para os alunos do 9º ano, dentro do PROJETO ESQUENTA SPAECE 2017, organizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Brejo Santo, no Ceará, solidificando ações recheadas de atividades lúdicas, interativas e bastante concentração, objetivando o êxito nas avaliações do SPAECE 2017 e Prova Brasil.

Participaram do aulão motivacional os professores formadores: Adriano Evangelista, Edjan Fernandes, Flávia Nonato, Jucieuda Santos, Licaon Rocha, Jacqueline Braga (Secretária de Educação), Jucy Sá (Representando a CREDE 20), professores da rede municipal, gestores e alunos das escolas do Ensino Fundamental II.

ESCOLAS MUNICIPAIS:
EEF João Landim da Cruz
EEF Prof. Maria Heraclides L. Miranda
EEF Mestre Zé Luís da S. Ramos
EEF Jonas Alves da Costa
EEIF Nobilino Alves de Araújo
EEF Maria Benvinda Q. de Lucena
EEF Juca Lino
EEF Antônio Marcelino de Sousa
EEF Maria Leite de Araújo
EEF Major Firmino Inácio de Sousa
EEIF Afonso Tavares de Luna 













Ao final de cada aulão foi entregue material com banco de questões de Língua Portuguesa, para serem trabalhadas  nas unidades escolares.