terça-feira, 6 de junho de 2017

1 FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MAIS PAIC) EM BREJO SANTO

A formação de professores da disciplina de Português aconteceu no dia 12 de maio de 2017, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O professor Adriano Evangelista recepcionou todos os professores presentes e, como acolhida foi lido o texto: “Ponto de vista” de Leonardo Boff, antecipando com os slides de predição da leitura. Para início do encontro foi realizada essa atividade em fileiras, como forma de apresentar a diversidade de construção de mapa de sala.

Foram exibidos vídeos como conversas corajosas, fazendo impressões sobre as performances didáticas apresentadas, destacando novidades para a prática docente.
Seguindo a formação, o professor Adriano Evangelista apresentou uma atividade prática com os seguintes questionamentos:
·         Para quem eu planejo?
·         Que tipo de aula eu planejo?
·         Minhas aulas geram aprendizagem?

·         Como planejo minhas aulas?



Com as carteiras em círculo foi realizado o Ciclo de leitura na prática com a leitura do texto: Eixo de Literatura e Formação do Leitor, onde todos os presentes leram um parágrafo do texto, realizando intervenções pertinentes sobre a implantação do Ciclo de Leitura MAIS PAIC.
Após o lanche, retornamos com a dinâmica: E AGORA? Onde os professores improvisaram ações que permitiram a concretização de um movimento ou discurso construído na hora, a partir de equipes formadas por três integrantes. . 
O formador Adriano Evangelista, com o auxílio da professora Flávia Nonato, deram início o Circuito de atividades com foco na oralidade (Atividade em grupo com 4 equipes para planejamento e execução de uma aula, através de uma sequencia de atividades).








O coordenador pedagógico Jucélio Santos encerrou o encontro parabenizando os presentes pela participação, como a abertura dos professores para o novo método apresentando com o plano estruturante, focando nas novas metodologias com o foco na oralidade e  os outros eixos que devem ser contemplados no plano estruturante.




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