quarta-feira, 28 de março de 2018

PROFESSORES DE BREJO SANTO PARTICIPAM DA FORMAÇÃO MAIS PAIC E PNAIC 2018

Os professores formadores da Assessoria Pedagógica/Secretaria Municipal da Educação de Brejo Santo participaram de formações continuadas do Programa MAIS PAIC e PNAIC 2018 em Juazeiro do Norte e Crato, nesses dias 26 e 27 de março.

LÍNGUA PORTUGUESA

 A formação para professores no Eixo Fundamental II da Área de Língua Portuguesa aconteceu nos dias 26 e 27 do mês de março do corrente ano, no auditório da CREDE 18- Crato. Estiveram presentes os professores Adriano Evangelista e Fátima Teles.

A formadora Rosa Kubernat acolheu os professores com a música: Maior – Milton Nascimento e depois trabalhou os seguintes pontos:

·         Leitura e contação do poema do Jessier Quirino
·         Roda de conversa sobre as escolhas narrativas no poema
·         Estudo e debate de 02 textos do livro: Contar e Encantar
·         Análise do vídeo D. Alzira narrando o encontro com o lobisomem
·         Ciclo de Leitura
·         Leitura do material sobre os jogos pedagógicos – Apresentação do módulo
·         Vivência em grupos dos dois jogos
·         Apresentação dos cadernos pedagógicos
·         Vivência em grupo com os módulos
·         Avaliação dos módulos (ficha em anexo)

A professora apresentou no segundo dia de formação:

·         Slides: Fluência leitora
·         Estudo do texto sobre fluência – GSA: Painel Integrado
·         A vivência do teste de fluência leitora
·         Apresentação da ficha para a consolidação
·         Apresentação das datas de entrega das consolidações do teste de fluência leitora
·         Acolhida com o texto: Não existem perguntas imbecis
·         Reflexão do processo de uma aula – Socialização
·         Os pilares da gestão de sala de aula
·         Atividade para exemplificar a prática diante da GSA
·         Vivência das técnicas de ritmo – Gestão do tempo
·         Avaliação da formação

·         Encerramento





MATEMÁTICA


A primeira formação MAIS PAIC – 2018 para professores formadores do Eixo Fundamental II da Área de Matemática (Geórgea Maciel e Sandra Sousa) aconteceu no auditório do CEJA, em Juazeiro do Norte.

O professor formador Cícero do Vale trabalhou no primeiro dia, as seguintes temáticas:
·         ACOLHIDA: MUSICA DO ABRAÇO
·         APRESENTAÇÃO DO FORMADOR/TRABALHO EM GRUPO 
·         QUEBRA CABEÇAS / ASMD
·         QUADRADO DA MULTIPLICAÇÃO
·         BINGO / CONCEITOS GEOMÉTRICOS
·         BNCC E VIVÊNCIA DAS PRÁTICAS
·         CUBOS / ATIVIDADES DAS FRAÇÕES.
Já no segundo dia de formação o professor apresentou:
·         MENSAGEM DE REFLEXÃO
·         PLANO ESTRUTURANTE E ANÁLISE
·         OFICINA: ELABORAÇÃO DE ITENS
·         INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
·         UMA TARDE COM OS TRIÂNGULOS.
·         TRIÂNGULO MATEMÁTICO
·         FUNDAÇÃO LEMANN – GESTÃO DE SALA DE AULA
·         PLANEJAMENTO
·         AVALIAÇÃO







NOVO MAIS EDUCAÇÃO


A formação do MAIS PAIC - PNAIC, para o segmento do PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNME aconteceu nos dias 26 e 27 de março do corrente ano, no auditório da CREDE 19, em Juazeiro do Norte, ministrada pelo formador Fernando. A professora Samara Alves esteve presente neste encontro.
No Eixo de Literatura e Formação de Leitores foi trabalhado o tema: O texto literário na rotina do trabalho do Novo Mais Educação.  Em Língua Portuguesa foi explanado a Leitura na Perspectiva Interacional: construindo rotinas para formar leitores e escritores, com seguintes tópicos:

·         Acolhida: A dúvida do outro também é minha.
·         Avaliação diagnóstica/formativa no Novo Mais Educação
·         Leitura oral de diferentes gêneros textuais
·         Construção da rotina para trabalhar leitura com diversos gêneros textuais
·         Oficina com ficha esquema para escrever a partir de textos lidos
·         Encaminhamentos
·         Planejamento assistido
·         Avaliação da formação.

Na disciplina de Matemática o tema geral da formação foi: Matemática, aprendizagem e ensino, com as atividades:

·         Acolhida: ALGARISMA – “ A velhinha dos quatro-quatros”
·         Atividade 1: Jogo da ASMD (+) (-) (X) (:)
·         Atividade 2: Desafio – Competição de Karts
·         Atividade 3: Elaboração de conceitos geométricos através da teoria dos registros de representação semiótica
·         Atividade 4: Qual é o perímetro? Qual é a área?
·         Planejamento e avaliação






































Nenhum comentário:

Postar um comentário